Porto Alegre (zona sul) – Morro do Lageado (Matamala)

Morro do Lageado, creio ser conhecido também como “Matamala”.

Não sei a origem deste apelido, mas existe referência a ele apontando para o Morro do Lageado. Se alguém souber a origem, serei grato se me informar.

* É Lageado com “G” diferente da grafia da cidade de Lajeado com “J”

É na minha opinião uma das melhores trilhas de Porto Alegre.

Chegar lá é fácil, eu costumo fazer caminhos alternativos. Para chegar sem erro basta seguir a Edgar Pires de Castro até a Estrada do Cerro (ponto Estr Cerro).

Após entrar nesta rua, logo em seguida inicia uma subida, que é bastante pronunciada. Uma das lombas mais difíceis que eu já enfrentei. Consegui subir metade dela. Eu não costumo desistir das lombas, nesta pedi água. Fazer caminhando já é difícil. Mas não é muito longa.

mm01Um novo dia

mm08mm10Acima a entrada da lagoa dos Patos

A trilha é uma das mais extensas dentre os morros de Porto Alegre. O pessoal do motocross utiliza muito esta trilha. Estre é o motivo dos grandes sulcos na trilha. Estes sulcos dificultam para quem percorre de bicicleta. Ao pedalar, constantemente existe o contato com o solo por parte do pedal. A dificuldade é inerente para quem faz trilhas. Isto não impede de aproveitar esse local. Em época de chuvas, transitar em certas partes da trilha resulta na equação ( pessoa + roupas + bicicleta = embarrados )

mm06

mm05

mm04

mm03

Ambas as saídas são pela Restinga.

Neste post eu publiquei três visitas ao local, unificadas em uma trilha. Uma pela saída mais curta, e uma segunda pela saída mais longa. No ponto Bif2 (bifurcação2) é possível escolher por onde sair. E uma megacurtinha que retorna ao ponto inicial, basta dar a volta no ponto Bifur. A distância é de 30 a 40km qualquer uma das voltas. De trilha mesmo são 4km as menores e 8km a saída maior.

Com sorte você consegue ouvir e ver bugios. Em determinados pontos, para qualquer lado que se olhe, só é possível ver natureza. Isto estando “dentro da cidade”.

mm09

As fotos são de dias diversos, em estações diversas. Algumas de 2012, 2013, 2014 e até desta última incursão, em maio de 2015. É possível perceber diferenças na vegetação, humidade do local, condição das nuvens, etc.

Eu procurei esta trilha por muito tempo. Fiz incursões pela estrada das Quirinas, pelo meio do mato, uf.. até que um dia achei. Segue ela publicada de barbada!

Abaixo o link para o track GPS:

http://www.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=9512953

Advertisements

3 thoughts on “Porto Alegre (zona sul) – Morro do Lageado (Matamala)”

    1. Olá,

      Diversas vezes eu já fiz esta trilha. A grande maioria das vezes fui sozinho.
      Quase sempre deserta. Eventualmente algumas motos de trilha.
      É uma trilha bastante extensa. Eu particularmente nunca passei por nenhum problema de “segurança” no local.
      Mas, hoje não existe lugar seguro.
      Se você esta com receio, convide alguém para ir junto. Embora não seja fácil encontrar amigos dipostos a enfrentar o desafio, especialmente esta trilha.
      Em uma das poucas vezes que tive companhia na trilha, o amigo “surtou” no meio do caminho. Foi complicado. Choradeira, “quero ir para casa”, “onde foi que tu me trouxe?”, entre outras coisas eu escutei. Mas isto é uma outra história.

      É uma trilha fantástica. Recomendo.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s