Farol de Itapuã

Existem muitos tipos de sonhos. Sonhos gigantescos, sonhos utópicos, simples, compostos, possíveis e etc… O sonho nasceu desde meu início de vida náutica, como velejador. Tanto nas regatas que adentravam a Lagoa dos Patos, quanto em travessias na Lagoa e no Rio Guaíba. Desde a primeira vez que vi o Farol de Itapuã, eu desejei conhecer este local…

Um “sonho” que alimentei por muito tempo, um sonho possível de realizar, bastaria um pouco de esforço e um pouco de sorte…

Eis que juntei essas duas variáveis, e resolvi a equação deste sonho. o Resultado foi que eu finalmente consegui visitar o Farol de Itapuã.

um pouco de história do farol… Foi construído em 1860. O acesso se dá somente via água. Embora funcione de forma automatizada, ele conta com faroleiro em regime de rotação. Ou seja o faroleiro permanece por determinado tempo no farol.

No belíssimo livro de Geraldo Knippling – O Guaíba e a Lagoa dos Patos, há uma bela foto do Farol, nela as janelas, portas e cobertura do farol, estão com uma cor laranja.

Hoje a cor das aberturas é verde.

As demais fotos do local…

Escadaria
O Farol
Ilha dos Juncos
Muro Farroupilha…
entrei e fiz o tour descalço…

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: