Despertei três minutos antes do despertador sinalizar 6h. Tríade bermuda / tênis / camiseta. Um copo de água, e parti. Iniciei a pedalada com o dia raiando. O céu nublado. Rumei em direção a RS-030, que liga Tramandaí com a cidade de Osório. É uma pedalada curta, em torno de 25km. O acostamento na direção Tramandaí – Osório, não tem um bom estado de conservação. Andando sobre a linha que divide a estrada do acostamento foi possível alcançar velocidade boa, 30km/h.
Chegando a Osório, busquei a passarela para cruzar a estrada, na junção da freeway com a br-101. Logo em seguida se inicia a “escalada” no morro da Borussia. A subida é bem pronunciada. A estrada não possui acostamento. Felizmente existem sinais ao longo de todo o trajeto, para lembrar os motoristas que devem dividir a via com os ciclistas. Fiz diversas paradas ao longo da subida. Enfim venci a subida em aproximadamente em 40 minutos.

O mirante estava vazio, logo cedo pela manhã. Ele ficou inteiramente a minha disposição pelo tempo em que fiquei contemplando a vista. Infelizmente o dia nublado não permitiu ver o até o “horizonte”.
Como o mirante não fica no final da estrada, continuei subindo… Até chegar na rampa de voo livre. Lá encontrei um único ser, com seu som peculiar. Um tucano, em seu habitat natural, Infelizmente minha câmera não tem um zoom aceitável . Acredite, esta mancha colorida é um tucano.


A descida durou apenas 6 minutos. Contra 40 minutos subindo… Lembre de revisar os freios antes de encarar a ladeira.
A volta para Tramandaí, vento contra e Sol fritando o lombo… Foi lenta e deixou marcas na nuca… queimou um pouquinho… mas nada que impeça de pegar a estrada no dia seguinte.
RESUMO |
54,3 KM Pedalados |
2h42 Pedalando |
51 minutos parados |
1812 Calorias queimadas |
Dificuldade: Moderada |
![]()
|