Pedalar é fácil…

Difícil, muito difícil… é achar peças de reposição para bicicletas em lojas de peças para bicicletas. Irônico, mas é verdade. Após muitos quilômetros rodados com esta bicicleta, estimo acima de 7.000 km, chegou um ponto em que ela parou e “pediu” uma revisão maior. Eu já havia feito pequenas substituições separadamente, câmbios, correia, movimento central, eixos. Desta vez foi mais ampla a reforma, tudo junto.

Pneu, Correia, Pinha, Câmbio Traseiro, Coroa… Aqui abro um parêntesis e peço atenção especial a este item. Coroa. O desgaste dos dentes da coroa fazia com que a correia deslizasse sem tracionar. Parti inicialmente em busca deste item. Descobri que existem variadas configurações de coroas, com furações distintas, 4 ou 5 furos, e diversas medidas entre estas furações, o tal do BCD.

Depois de pesquisar e consultar “especialistas”, descobri que eu precisava da Coroa Central de uma tripla (pedivela com três coroas), com 42 dentes de BCD 130… Dito isso fui apresentado a chamada “mosca branca”. Não existe a peça. Tentei inclusive contato com o fabricante da bicicleta, e até agora nada…

Procurei, procurei, liguei para praticamente todas as lojas de bicicleta de Porto Alegre e região. Rodociclo, União do Ciclista, Casa Catraca, Cia do Ciclista, Espaço do Ciclista, Bike Sul, LMP Munhoz, Beto´s Bike, Dudu Bike, Estilo Bike, Maraschin, M.Bike, Biketech, Perna Bike, Gaúcha Bike, Pedalokos, Adventure Bike, Caçamba, entre tantos outros… Ninguém tinha a tal coroa de 42 dentes. Quando o vendedor escutava a peça solicitada, já respondia “Xiiii, é peça que não tem no mercado”, “Difícil achar” e por ai afora…

Quem escutava meu questionamento ao telefone ria… Fazia piada, me oferecia a Sogra, que era “Coroa, mas tinha apenas uns 10 dentes…”

Prossegui. Não desisti. Não encontrei minha coroa de 42 dentes com BCD 130. Porém encontrei uma de 39 dentes na furação e BCD corretos. Comprei e instalei. Perdi 3 dentes da Coroa. Mas este problema foi resolvido.

manut01
Coroas sobrepostas, a velha sobre a nova. A diferença na forma dos dentes…

Agora a busca é pelas outras duas Coroas de 52 e 30 dentes. Aceito dicas e indicações de onde encontrar… Pois estas devem ser substituídas em breve.

manut02
Coroa de 39 dentes devidamente instalada entre a de 52 e 30 dentes

A bicicleta esta quase pronta, faltam os freios e o câmbio dianteiro. Acredito que logo vou conseguir sanar estes últimos detalhes e enfim voltar a pedalar e compartilhas novas trilhas por aqui.

Juliano Bonotto

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s