Acredito que achei uma nova trilha distante 40km da Zona Sul de Porto Alegre. Marquei o ponto e parti em busca de reconhecimento do local. Comecei a pedalar nesta manhã gelada e ao fazer uma troca de marcha, o cambio traseiro perdeu funcionalidade. Put* mer**. Fiquei com a marcha “presa” na catraca menor, a “mais pesada”.
Segui pedalando em marcha lenta, em direção ao meu destino, calculando como seria pedalar tamanha distancia sem possibilidade de troca de marcha… Decidi encurtar a pedalada. Faria apenas 20km. Segunda vez consecutiva que não consigo alcançar objetivo traçado…
Foi então que eu parei para revisar a correia sobre a ponte que faz divisa com o bairro Ponta Grossa. Olhei para o canal que cruzava embaixo da ponte. Olhei uma pequena trilha, que seguia paralela a este curso d’agua. Intempestivamente resolvi percorrer a mesma.
LINK PARA O TRACK DO GPS, CLIQUE AQUI.
Passei a percorrer a trilha. E logo no primeiro quilometro, um susto. Um crânio humano jazia no solo, sobre a grama. Arregalei os olhos. Parei e me aproximei. Averiguei. Felizmente se tratava de uma réplica em cerâmica. Ao observar o local, vi sinais de um “despacho”, “macumba”. E batizei o local, Canal da Macumba.

Segui pedalando, melhor, empurrando a bicicleta. Impossível pedalar pela trilha fechada e com a marcha pesada engatada. O receio de encontrar os “macumbeiros” e a dificuldade de percorrer a trilha, confesso, tornaram esta visita ao local não muito prazerosa. Muitos mosquitos, barro, vegetação molhada, canela batendo no pedal e em tocos de arvores, ufa…



Valeu o fato de testar o novo “calçado” que adquiri para pedalar. Uma chuteira de salão. Com as travas do solado que “agarram” o pedal e auxiliam no equilíbrio quando caminho por solos escorregadios. Fica a dica.
Não é um local que eu indico para visitar, embora olhando agora em fotos de satélite, existe um potencial no local para uma possível próxima incursão.


Enfim, após a revisão da bike, vou partir em busca da trilha que hoje eu não percorri. Mas fica para um próximo post esta história.