Arquipélago de Palmas – SC

Voltei, e com sede de água.

Mar e ilhas desertas próximas a costa. São uma combinação irresistível para minha pessoa.

A praia estava lá…
A ilha estava lá…
Eu estava lá…

Foi irresistível. Mentalmente tracei a rota, escolhi o dia e parti.

Partindo da ponta sul da praia de Palmas em Gov. Celso Ramos, inicia uma trilha rápida é o ponto mais próximo da ilha. É uma trilha fácil, tranquila de fazer com havaianas. Em pouco tempo cheguei ao ponto de inserção no mar.

Importante ressaltar que abandonei minhas havaianas no local de entrada do mar.

Inicio da trilha no sul da praia de Palmas.
Havaianas… adeus…

Nadar até a ilha foi relativamente fácil. Sem correntes marinhas, pouca ondulação. A grande questão é o autocontrole. Na metade do caminho “me dei conta que estava em local muito profundo” e deu frio na espinha… Esse trajeto/distância em metros chega perto de 400m. Neste momento pensei em adquirir uma boia para sinalização de natação em alto mar… Engoli o medo e segui adiante. Parar não era uma opção.

O simples fato de chegar a ilha já é motivo de grande alegria minha. Explorar a mesma e descobrir suas belezas, isto então é sublime.

Feita exploração, me fiz ao mar novamente, desta vez em direção a praia. Após sair da ilha me aproximei do costado de pedras do continente e uma vez próximas a elas, nadei em direção a praia. A distância percorrida em torno de 1,3 km é fácil de vencer se você tem folego para natação e claro um par de nadadeiras nos pés.

De equipamentos utilizei apenas um par de nadadeiras (pé de pato) e mascara de mergulho com snorkel. Repito, faltou uma boia de apoio / sinalização de nadador em águas abertas.

Retorno chegando na praia.

Para quem não resiste ao chamado das ilhas desertas, é um prato cheio. Lembrando que é preciso cautela e treinamento, caso decidam se aventurar. Mas a sensação de chegar e voltar, é indescritível.

RESUMO
3,1Km percorridos
1h 30min tempo total
Dificuldade: Difícil (no mar nada nunca é fácil)
Clic no link para ver o MAPA

Uma informação adicional… No final do dia, percorri o trecho de trilha que leva ao ponto de entrada no mar. Isto para tentar resgatar as havaianas que eu havia “abandonado”. E, lá estavam elas… Foram resgatadas. Ou seja eu estava preparado para não mais encontrá-las. E no final elas retornaram ao seu dono original, EU. Governador Celso Ramos, Praia de Palmas, é demais!!

Leave a comment