Ano novo, depois da festa da virada, uma boa pedalada. A ideia era bater antigo recorde de distância. Pedalar acima de 140km em um dia.
O que não foi possível, frente a insistência da minha esposa, que ficou assustada com a minha demora e acionou a Policia Rodoviária Federal e Estadual.
Finalizei antecipadamente o pedal, aos 132km pedalados. Faltou 30km para fechar o objetivo final.
Partindo de Tramadaí(RS) o objetivo 01 era chegar até a cachoeira do Garapiá, no interior de Maquiné(RS).
Objetivo alcançado.
Passei pela estrada do Mar. Território inóspito para ciclistas. Estrada sem acostamento somados a falta de respeito da grande parcela dos motoristas.
A RS-407 que liga a Estrada do Mar a antiga BR-101 também segue o mesmo padrão.
Na metade desta estrada o primeito “desvio” para fugir das estradas movimentadas. o Ponto G2 mostra desvio por estrada secundária, que inclusive conta com travessia de balsa por um braço da lagoa de Quadros.
A travessia não havia sido identificada no estudo do trajeto. Custo para travessia R$3,20 bicicleta. R$4,80 carro. Caso a balsa esteja na outra margem, basta dar um grito para acordar o balseiro, que ele inicia uma travessia para buscar os passageiros.
Logo após o cruzamento da balsa… outro susto. Perdi o parafuso que segura o rabo de arraia da bicicleta. Pensei ser o fim da pedalada. Felizmente antes de acionar o “resgate” achei o parafuso perdido e fiz o reparo.
Depois disto iniciou-se a interminável subida. Para chegar até a cachoira tem uma subida “infinita”. Parecia imperceptível, porém senti a queda no rendimento, tempo maior para cada Km rodado.
Comprovei posteriormente via informação do GPS.


Fique registrado aqui o meu imenso agradecimento a todos. Bati em diversas portas das casas ao longo do caminho, solicitando um gole de água. Fui muito bem recebido e servido.
Em especial dois agradecimentos, ao pessoal da foto que me convidou para dividir a refeição. E ao comandante Jair da RS-407, colecionador de bicicletas, que ao me ver no acostamento, me convidou para um refresco e cedeu uma barra de chocolate.
Muito obrigado. A gentileza de todos vocês me devolveu a esperança de de a raça humana pode sim ser melhor.
O track do GPS pode ser encontrado no link abaixo.